III CURSO DE HERPETOLOGIA

DE CAMPO NA AMAZÔNIA

Ministrante: Dr. Paulo Bernarde

Carga Horária: 80 horas.

Local: Alto Juruá (Acre): Cruzeiro do Sul, Parque Nacional da Serra do Divisor, Floresta do Rio Croa e Floresta do Baixo Rio Moa.

Data: 21 a 30 de Janeiro de 2020.

Realização: Instituto Neotropical - Pesquisa e Conservação

"Muitas oportunidades para ver e fotografar os anfíbios e répteis mais bonitos e espetaculares da Amazônia. Uma viagem maravilhosa de belas paisagens, magnífica vida selvagem, novas amizades e contatos, comidas regionais, experiências incríveis e conhecimento novo."

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA:

  TER

21/Jan

QUA

22/Jan

QUI

 23/Jan

SEX

24/Jan

SAB

25/Jan

DOM

 26/Jan

SEG

 27/Jan

TER

 28/Jan

QUA

29/Jan

QUI

 30/Jan

M Recepção Observação do lagarto Uracentron flaviceps** Ida PNSD PNSD PNSD PNSD Retorno PNSD Floresta Rio Croa Floresta Rio Croa Confraternização
T Floresta do Rio Moa Livre Ida PNSD PNSD PNSD PNSD Retorno PNSD Floresta Rio Croa Floresta Rio Croa Confraternização
N Procura de Bothrops bilineatus** Livre PNSD PNSD PNSD PNSD Livre Floresta Rio Croa Floresta Rio Croa Encerramento

* Serão ministradas informações sobre anfíbios e répteis durante as atividades (Instruções e procura) em campo, enfocando aspectos da Classificação, Bio-ecologia (hábitos alimentares, período de atividade, comportamento reprodutivo, alimentar e de defesa, etc), métodos de estudos e amostragem da herpetofauna, ofidismo, segurança em campo, conservação e lendas. PNSD = Parque Nacional da Serra do Divisor.

** Nas atividades práticas de procura não se garante a certeza de que encontraremos as "espécies-alvo" (e.g., Bothrops bilineatus smaragdinus, Phyllomedusa bicolor, Ranitomeya cyanovittata e Uracentron flaviceps), mas concentraremos esforços em localidades que apresentam habitats onde tais espécies são mais frequentes e relativamente mais fáceis de serem encontradas.

       

Papagaia (Bothrops bilineatus smaragdinus)               e                                   lagarto Uracentron flaviceps.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA - Clique aqui:

 

  VALOR DO INVESTIMENTO:

Valor do Curso: 2.300,00 Reais* (Taxa de Inscrição de 100,00 Reais no momento da inscrição e mais 10 parcelas de 220,00 Reais).

Datas dos vencimentos das parcelas de 220,00 Reais: 10/Março; 10/Maio; 10/Junho; 10/Julho; 10/Agosto; 10/Setembro; 10/Outubro; 10/Novembro; 10/Dezembro.

*ESTANDO INCLUSO:

- Hospedagem entre os dias 21 a 30 de janeiro ( na cidade no Hotel SESC e em pousadas rústicas nas florestas). 

-  Refeições*  (café da manhã, almoço e jantar ou lanche). * Devido a dificuldades logísticas não podemos atender pedidos de dietas especiais.

- Transporte (terrestre e fluvial) de Cruzeiro do Sul (AC) até os locais de realização das atividades práticas de campo (Parque Nacional da Serra do Divisor = PNSD, Floresta do Rio Croa e Floresta do Baixo Rio Moa).

- Churrasco de confraternização.

- Certificado digital emitido pelo Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

                  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - Veja aqui:

 

IMPORTANTE (LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE REALIZAR A INSCRIÇÃO!):

1) POLÍTICA DE DESISTÊNCIA!
- Em caso de desistência até 30 de Junho de 2019 o participante receberá 50% do valor pago das parcelas (Menos a taxa de inscrição!) ou ainda poderá apresentar um substituto até esta data que irá pagar o valor já pago para o participante e quitar o restante dos pagamentos.
- Após 30 de Agosto de 2019 não haverá devolução de valores pagos.
- Em caso do não comparecimento ao curso, não será efetuado reembolso.

2) A inscrição somente será EFETIVADA com a devolução da FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida junto com o comprovante de pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO!

3) O não pagamento de parcelas implicará no cancelamento da participação do inscrito!


4) O participante tem que estar preparado para situações de acampamento e condições rústicas nos locais de pouso nas florestas do Parque Nacional da Serra do Divisor e na Floresta do Rio Croa. Condições climáticas (chuvas fortes) podem atrapalhar as atividades durante o curso.

5) Não aconselhável para pessoas com problemas de saúde e/ou dificuldade de deslocamento em florestas. Estaremos em alguns momentos há mais de 10 horas de uma cidade por deslocamento em barco. Participantes que dependem de medicamentos devem levá-los!

6) Parte do Curso será ministrado dentro de um Parque Nacional e estamos sujeitos a obedecer regras ambientais deste tipo de Unidade de Conservação. Dentre outras que serão apresentadas nas Instruções, é expressamente proibido o participante alimentar-se de animais procedentes de caça, coletar animais ou plantas e ingerir bebidas alcoólicas!


7) A vinda dos participantes de suas cidades de origem e acomodação na cidade de Cruzeiro do Sul (antes e após o curso!) é por conta dos mesmos. Será enviado e-mails com telefones, endereços e valores de alguns hotéis da cidade (Para aqueles que chegarem antes do início do curso ou que forem permanecer após o mesmo!).

8) Não é permitido levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de substância entorpecente durante o Curso de Herpetologia de Campo na Amazônia! Exceto nos momentos livres em que não irão ocorrer atividades de campo durante a noite e no dia da confraternização.

9) É obrigatório o uso de colete salva-vida durante os trajetos fluviais. O colete será fornecido pelo curso! A viagem para o Parque Nacional da Serra do Divisor em pequenos barcos pode durar mais de 10 horas.

10) É de responsabilidade do participante levar repelentes, capas de chuva, botas, perneiras, lanterna (De preferência duas e pilhas suficientes para todo o campo!) e demais coisas necessárias para sua segurança! Não é permitido os participantes manusearem serpentes peçonhentas durante o Curso!

11) Sobre a hospedagem em Cruzeiro do Sul: A Gol poderá mudar o horário de chegada e partida do voo Rio Branco para Cruzeiro do Sul, sendo que: caso cheguem na noite do dia 20 de janeiro, a hospedagem se encerrará no dia 30 de janeiro e os participantes serão transportados até o aeroporto. Caso cheguem na manhã do dia 21 de janeiro, a hospedagem irá se encerrar no dia 31 de janeiro pela manhã e os participantes serão transportados até o aeroporto.

FORMA DE INSCRIÇÃO:

Envie um e-mail para SnakeBernarde@hotmail.com manifestando o interesse neste curso para receber as devidas instruções sobre a inscrição (Ficha e forma de pagamento!). 

FORMA DE PAGAMENTO:

Depósito bancário ou transferência eletrônica para conta corrente do Banco do Brasil.

Para efetuar a inscrição, será pago uma taxa de 100,00 Reais. O pagamento restante será parcelado em 10 vezes de 220,00 Reais.

CONHEÇA A HERPETOFAUNA DA REGIÃO DO ALTO JURUÁ!

COMO CHEGAR EM CRUZEIRO DO SUL (ACRE):

Cruzeiro do Sul está distante 650 Km da Capital Rio Branco, existindo empresas de ônibus (Ex. Transacreana) que realizam este trajeto diariamente e também voos diários da GOL

De seu destino até Rio Branco tem as empresas aéreas GOL e LATAN.

Localização do Parque Nacional da Serra do Divisor (Círculo vermelho) no Estado do Acre.

Parque Nacional da Serra do Divisor

 

LIVROS INDICADOS COMO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO:

DOWNLOAD

 

LIVROS A VENDA

     

Adquira aqui:

PÁGINA PRINCIPAL LIVROS A VENDA TEXTOS SOBRE ANFÍBIOS E RÉPTEIS
CURRÍCULO ARTIGOS PARA DOWNLOAD LINKS